Fict-essays e contos mais leves

Fict-Essays, ou ensaios fictícios, são contos que se apoiam na viagem intelectual do principal personagem. Utilizam noções teóricas e conceitos fictícios de determinados campos de saber. A obra é marcada por humor de conotações irônicas e alegóricas em diferentes graus e incita à reflexão sobre temas contemporâneos.

Personagens variados protagonizam estórias as mais diversas e divertidas, desde o arqueólogo que planeja recapacitar geneticamente a humanidade para resistir a fenômenos climáticos extremos, passando pelo psicossociólogo que inova ao aplicar o conceito junguiano de sincronicidade à interpretação de fenômenos sociopolíticos-culturais, até o pastor evangélico que teoriza sobre a importância de se conhecer a personalidade de Deus para relacionar-se com Ele.

O leitor também conhecerá uma jovem vegana que descobre possuir uma gêmea onívora, um violonista em afã criativo para a montagem do seu primeiro recital, um sujeito meio esquisito que se transforma em publicitário bissexto e um menino de dez anos idade que vive duas experiências totalmente distintas com meninas de sua escola.

O que dizem sobre o livro

Sofia Azevedo Silva

O livro é sensacional, um viajar por histórias super engraçadas, em que se é surpreendido do início ao fim! O autor deixa perceber ser uma pessoa muito inteligente que sabe mostrar isso com muita diversão e senso filosófico. Sem dúvida, um livro que vale a pena.

Bru

Fict-Essays e contos mais leves é um livro composto por 7 contos, sendo 3 mais complexos e quatro mais leves que se complementam.

O primeiro conto é Neandertala brasiliensis e esse conto me deixou AAAA. A história parte do princípio de que a humanidade está perdendo o que os neandertais tinham e, como vivemos um ciclo, as coisas tendem a se repetir. Um cientista vai, então, sugerir uma solução.

O segundo conto – VegaLight – foi o que mais gostei do livro. Ele conta a história de uma famosa mulher vegana que fala sobre uma vida saudável, mas, também, tem um lado que adora comer carne. É um conto interessante sobre balancear as coisas.

O terceiro conto é Um tal de recital e foi muito agradável de ler, principalmente, pela mensagem que ele transmite sobre a tal busca da perfeição.

Emiliane Yamada

Ler esse livro foi sensacional, eu não sabia o que esperar e me vi surpreendida com uma escrita inteligente, recheada de um humor sarcástico, mas sem perder a sutileza onde se faz necessário.

O autor dosa bem sua narrativa e nos convida a refletir sobre diversos temas. Fict-Essays e Contos Mais Leves, assim como título já dá spoiler, vai te fazer ter uma viagem sobre temas como nossa existência, singularidades, equilíbrio, a busca desenfreada pela perfeição, padrões e outros.

O livro ja começa o conto super bizarro e instigante Neandertala brasiliense. Já pensou você ter um arqueólogo que quer mapear suas características para assim trazer de volta somente homens que possam retrogredir para os nossos antigos Nhadertais? Formando assim uma população de homens capazes de sobreviver a varias problemáticas da sociedade moderna?