O leitor avança, guiado por símbolos e imagens de forte originalidade, rumo aos pontos cardeais poéticos da experiência.
O aguçamento do sentir se entrelaça com o dos sentidos da palavra para nos tornar avessos às simplificações conformistas. Eis o efeito – seguramente não o único – dos olhares metafóricos
disseminados nas três seções do livro. Em Mundamente, Azulescência e Nevoandeiro, visões complementares captam dimensões sensíveis da vivência contemporânea: o valor do afeto, o choque entre o universo interior e o mundo externo, a beleza como revelação, o espaço assediado do profundo em nós, a dissolução das certezas, o existir em ilhas, o cansaço provocado por ciclos de repetições, a preocupação com a degradação ambiental e social, e a dificuldade de se sonhar o futuro.
Tem-se, ao findar a leitura, a mesma impressão registrada pelo poeta: “acordei com um sopro”.
Olá meus queridos, como estão nesse pós carnaval?
Hoje vim falar sobre essa coletânea de poesias do Bert Jr. Essa é a segunda vez que leio algo do autor e mais uma vez satisfeita com o conteúdo de excelência. Como já esperava, Bert nos faz um convite a um mergulho interno nos propondo reflexões que ora nos inspira e outras nos deixa nostálgicos e nos dão sensação de paz ao finalizar. ”… Acordei com um sopro de encontro às velas do coração não sei se de cera ou de pano serão…”
É uma leitura rápida e de fácil compreensão, mas que carrega tantas emoções, que finalizei com aquele gostinho de quero mais. O livro, é curto, porém dividido em 3 partes, Mundamente, Azulescência e Nevoandeiro.
Mundamente abre a obra e nos remete a textos cujos títulos são: Sem ti o mundo mente, Te vemos, Meu fim é outros. ”Não por ser mudo, não mente. Nem por ser mundano, mente. Mas por pouco lhe importar o que sente.”
Azulescência é inspirado em Cabo Verde, local onde o autor reside e através de suas poesias fiquei encantada e inspirada a um dia conhecer o local. (Se Deus quiser). E por fim, “Nevoandeiro”, onde temos textos que sem dúvidas, se chegou até aqui sem ser arrebatado, ao finalizar, é impossível, não sentir todo o esplendor de cada linha escrita. ”… dentro da névoa o navio se avizinha e um pássaro de neve que ao bom tempo se derrete sua presença anunciaria…”
Se assim como eu, você gosta de coletâneas de poesias e poemas, textos inspiradores que te trazem reflexões em diversos aspectos sobre si e sobre a vida, se joga nessa obra. Leia livros de autores nacionais.
Nevoandeiro é um livro de poesias com uma pegada distópica.
Através de poemas custos e longos, Bert Jr. nos leva a refletir sobre nossa vida contemporânea e permite que o leitor tenha uma visão sobre o valor o afeto e como o mundo exterior pode se chocar – e magoar – o mundo interior.
“E seguimos tal qual
crianças com figurinhas
atrás de outras novas e mais
sem o álbum completar jamais”
O livro é dividido em três partes: Mundamente, Azulescência e Nevoandeiro, que se complementam e nos encantam.
“de dia a pauta é de sol
à noite o signo é fá
alguém enluarado de si
poderá ser feliz sendo mi
contanto que passe por lá
e não prossiga de ré
tenha dó”
Apesar de ser uma leitura rápida – livro tem menos de 100 páginas – recomendo que ela seja feita com calma. Eu li tudo numa sentada e voltei para reler e apreciar cada um dos poemas, e foi a melhor coisa que fiz.
Nevoandeiro é um livro composto de linhas palavras, que nos tocam e fazem refletir, que deve ficar em nossa cabeceira e ser lido aos poucos, que deve ser relido inúmeras vezes, pois é aquele tipo de obra que sempre vai te apresentar algo novo, por mais que você já conheça todas as poesias nele contidas.
“viajante é quem arrisca
botar nos olhos a venda
e navegar rumos
às apalpadelas
descobrir-nos mundos
requer abolir sólidos
e ingressar a sós
na porosidade da venda”
Recomendo esse livro de olhos fechados, seja você amante de poesia ou iniciante no gênero (como eu).
Mais um livro do autor Bert Jr. chegou por aqui e mais uma experiência perfeita com a escrita intimista e impactante do autor.
Em Neovandeiro o autor trouxe mais uma coletânea de poesias regadas de sentimentos singulares e unicos, que acredito que cada leitor viverá de maneira especial, e poderá estar se identificando com sua narrativa ora contemplativa, ora reflexiva e que deixa sua marca.
Uma coisa que é importante observar em conteúdos como o do Bert, é quanto podemos inclusive ter nosso momento impactado por um livro em minutos de leitura.
Esse livro foi dividido em três partes que se concenectam entre as palavras e sentimentos, proporcionando ao leitor uma experiência impactante de leitura através de sentimentos emanadados de suas palavras.
Não sei o que cada um está vivendo, mas sei que nessa coletânea você tem a oportunidade de terminar a obra, com vontade de reler e até a coragem necessária para dar um novo rumo em questões pessoais. Eu tenho enfrentado momentos intensosz difíceis e de prova, e posso dizer que não poderia estar em melhor companhia, se não com as obras do Bert, que trazem paz, tranquilidade e até alguma diversão abrindo amplamente a todos os textos que já li de sua autoria.
Bert Jr. me foi apresentado pela Ka do @alempaginas e tenho gratidão à ela, por isso, e ao autor que generosamente compartilha conosco textos que vão além de palavras aleatórias.
E preciso enaltecer essa edição maravilhoso.
Termino mais uma obra, com saudades e ja desejando a próxima.